quinta-feira, 21 de julho de 2011

não há nada a dizer

Não há nada a dizer, os dias passam suaves como uma brisa marinha, não deixam nada nem saudades nem mal estar. As obsessões rodam na mente tranquilas, em velocidade de cruzeiro, em piloto automático.

Zap

Todas as viagens tem um ponto de partida e um ponto de chegada, na realidade até têm varios pontos de partida e tambem chegadas diversas. No entanto são frequentemente os percursos, as viagens em si que são mais relevantes, mais importantes, mais significativas. Há muitos viajantes que fazem as viagens exactamente pelo percurso.
Mas uma coisa é certa, nenhuma viagem se consegue fazer sem percurso. Não me venham dizer que viajam pela imaginação, porque aí mais que em qualquer outra viagem o percurso é fundamental.
Na vida não há partida, não há começo da viagem. Sim há o nascimento mas esse não é o começo da viagem, o nascer é uma passagem  da qual não temos nenhuma memoria consciente. A consciencia vem mais tarde, dum modo tão gradual, suave e discreto  que nenhum de nós consegue definir com rigor esses primeiros momentos da viagem que é a sua vida...

Zap

Ele está deitado na cama do hospital, uma sala com meia dúzia de camas, todas ocupadas, ele tem a sensação que não pertence ali, olha à sua volta, os outros doentes, idosos quase todos, estão mesmo doentes, mas ele não, ele sente-se bem, quer voltar para casa, sim este não é o seu lugar. Ele sabe o que o trouxe a este sitio incomodo, cheio de  cheiros desagradaveis, cheiro a hospital, a doença, a sangue e a morte. Ele teve um AVC, coisa leve, quase não o afectou, agora espera uma pequena intervenção cirurgica que o vai pôr melhor que novo, apanhou um susto mas vai se safar desta, a bem dizer nem está doente. O serviço é bom, sente-se muito bem tratado, não tem razões de queixa se bem que já começa a estar farto de bons tratos, as namoradas, as mulheres com quem esteve ligado duma maneira ou de outra ao longo dos anos não o largam, mesmo as que já não lhe falavam entendem agora que hão de tratar dele. Apanham um homem um bocado em baixo caiem-lhe em cima, caiem-lhe em casa, prontas a instalarem-se de armas e bagagens para tomar conta dele como se fosse um bébé. Ainda vai dar guerra esta históra, elas ainda vão lutar como abutres sobre os despojos.
Bem vistas as coisas ele está muito bem no hospital, aqui está quase fora do alcance delas...

Zap

-Está uma bela tarde
-Sim. Um belo pôr de sol e uma bela lua
-...bela lua meio enublada
-Sim uma lua com um véu diafano
-Isso mesmo, um véu,  daí deves ter uma vista privilegiada
-Tenho
-Consegues ver o mar?
-Consigo, a maré deve estar alta
-Eh! Eh! Não me digas que consegues ver a maré
-O mar está alto
-Como é que vês que o mar está alto de tão longe?
-Tambem com uma lua destas qualquer um fica pró alto
-Pois, vi aqui uns flashes mas não sei se era pra lua
-Agora ela deixa cair metade do véu
-Uauuuuuuu! Irresistivel, glamourosa
-Quem poderia resistir?

Zap

Vem-me á memória, á lembrança a bem dizer, episódios da minha infancia, coisas que relembro de vez em quando, ocorrem-me agora com as palavras de hoje, com o meu saber actual.
As recordações vão crescendo ao fio do tempo, á medida que são relembradas ou aflorados, vão se cruzando com outras memórias vão se enriquecendo com novas palavras, com novos conceitos, vão ganhando expressões que nunca tiveram, significados impossiveis ou impensaveis no momento em que ocorreram. 
As memorias tem assim um sentido de crescimento e de evolução inverso ao sentido cronologico. 

Zap

Há um numero enorme de espécies animais e vegetais no nosso planeta, todos sabemos isso, mas sabemo-lo dum modo abstracto, é uma coisa que nos ensinam na escola, da qual ouvimos falar aqui e ali, sobre a qual lemos ou vemos na tv de vez em quando nas emissões do National Geographic, mas fica por aí, nunca tomamos realmente consciência do facto. Não temos a experiencia da convivência com as diferentes espécies.
Todos os dias nos movimentamos numa correria louca nos nossos diferentes afazeres, sejam eles profissionais ou de lazer, e  não reparamos que paralelamente á nossa vida decorrem milhões de outras vidas, aves insectos, aranhas, plantas de toda a ordem, e mamíferos para alem de nós humanos. Todas essas espécies vivas são muito mais numerosas que nós humanos e passariam muito bem e muito melhor sem a nossa presença. A maior parte deles já cá estavam muito antes de nós aparecermos e, se não

Zap

Ainda antes da criança nascer, quando o feto ainda está em gestação, o cérebro entra em funcionamento á medida que  se forma, ou melhor dizendo, forma-se funcionando. Aí começa a elaborar a representação do seu mundo, do seu universo. Essa representação, essa maqueta vai acompanhar o indivíduo ao longo de toda a sua vida e vai sendo permanentemente actualizado pelos dados fornecidos por todos os sentidos e todos os sensores dispostos no nosso corpo.
Nós precisamos deste modelo, elaborado pelos neurónios espelho, para conhecermos a cada momento  o estado do nosso mundo e da nossa posição nele. Dum modo geral a visão que temos do mundo corresponde só ás diferenças   ocorridas nele nos últimos instantes, porque são essas diferenças que podem ser ameaçadoras dalgum modo, ou interessantes, e que por isso tornem necessárias ou desejáveis, algumas medidas mais ou menos urgentes.

Zap

Que coisa mais técnica, que chatice, logo elaborada por alguém que não é técnico de nada, muito menos de neurociencias...

Zap

Hoje faz-me falta um pouco de colo da minha mãe que Deus tem
Tenho ciúmes e raiva de Deus por ele ter o colo de minha mãe.

Zap

Estamos feitos de modo a vermos as diferenças e a distinguirmos padrões. Mas são essencialmente as diferenças que mais nos saltam à vista porque o nosso sistema defensivo entende que na diferença está potencialmente o perigo. Para podermos ver algo mais temos que estar especialmente atentos a outras coisas que não sejam as diferenças elementares.
Se vou de visita a outro país, a algum sitio que desconheço por completo, tudo é novo, a cada passo deparo com diferenças que me fazem olhar, que me fazem pensar e chego até a ficar cansado de tanta diferença. Se mais tarde volto ao mesmo local, já não há diferenças, ou são reduzidas em relação á primeira visita e então o local parece-me sem interesse e poderia até dizer que já me aconteceu pensar “ mas que é que eu vi neste lugar que afinal nada tem de extraordinário.

Zap

Dizia há tempos um escritor, falando das suas obras, que escrevia daquele modo despido e elementar para permitir que os seus leitores pudessem de certo modo criar a sua própria história.  Ora bolas, se leio um livro e tenho eu que fazer o trabalho todo, o melhor é esse autor não escrever nada e se eu tenho que me contar histórias, já agora, o melhor é eu realmente escrever os meus livros, publicá-los e até eventualmente fazê-los e já que estou com a mão na massa posso até aqui e ali ler algumas passagens.

Zap

Uma questão que me preocupa, sem me preocupar nada na realidade, que me ocupa o pensamento de vez em quando é de tentar saber se a literatura retrata ou é suposto retratar a nossa vida, a nossa cultura ou se, pelo contrario, é a vida social que se copia da literatura.
Quando digo literatura digo tambem cinema, novelas de televisão, tudo o que seja de certo modo ficção ou historia ficionada.
Bem sei que numa de politicamente correcto, me dirão que as duas situações coexistem. Não tenho dúvida nisso. No entanto quer me parecer que a nossa realidade vai cada vez mais atras da ficção. Devo dizer que esta perspectiva não me agrada particularmente, mas parece-me inevitável.

Zap

Se viajo levo comigo o meu universo bolha, se não viajo tambem o levo. O meu universo bolha sou eu por isso vai comigo a toda a parte.
O meu universo é tudo aquilo que eu sou, tudo aquilo que eu vivi desde que existo. Só atraves destas vivencias posso perceber o que me rodeia. Estou no centro do meu universo, tudo o que entra no meu espaço, pessoas, paisagens, sons, imagens, objectos, ideias alteram o centro de gravidade deste meu mundo desequilibrando-me, para recuperar o equilibrio devo mudar a minha posição. Na verdade estou permanentemente a reajustar o meu posicionamento.

Excerto das primeiras páginas do livro " O mistério da santissima trindade" que espero escrever num futuro indeterminado

1 comentário:

  1. É isto que gosto de ti. É tudo tão natural. Como respirar to escreves e levas nos para onde tu queres. Obrigada. Tinha saudades de ler coisas tuas... Gostei do conceito do Zap. Afinal, é assim que funciona o nosso cérebro... nos seus momentos de consciencia.

    ResponderEliminar