terça-feira, 28 de agosto de 2012

Albufeira no tempo


Albufeira no tempo 
Uma peça de teatro de Luisa Monteiro
Foto Luis Nunes Alberto


O cumulo da competencia



O cumulo da competencia é : A multiplicação da incompetencia

sábado, 25 de agosto de 2012

Ninguem escreve por mim 3

o fundo do horizonte...
será antes o horizonte do fundo?
sei lá !
Lá ao fundo onde acaba a terra e começa o mar o ceu está cheio de fumo, de poluição, de smog.
é uma coisa estranha de ver assim em pleno verão, manhã clara e fresca ceu limpido e horizonte enfaruscado.
Donde virá esta poluição toda?
Dos automoveis, dos restaurantes e afins?
Pois terão que ser os suspeitos do costume, ou será mesmo da troika?
nunca mais acaba este agosto a desgosto!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ninguem escreve por mim 2

continuação...


Tomo nota das coisas notaveis que vão acontecendo, só são notaveis porque as noto e as anoto. As minhas observações, a minha sensibilidade, a minha atenção fazem com que note muitas coisas, umas que anoto outras não,  muitas delas passam a notaveis e são notabilizadas pela minha visão do mundo. Bem sei que a maioria delas nunca serão notaveis para mais ninguem, mas isso não me incomoda nada. Algumas são despejadas no mundo aqui ou noutro blog ou de viva voz nas conversas que os meus amigos me aturam.
Algum dia, ou noite ou lusco fusco, na hora do lobo ou pela madrugada dentro as minhas notaveis notas acabarão por bater em alguem e serem dignas de nota passando a notaveis ao quadrado e ganhando vida propria e estatuto independentemente de mim e da minha mente.

Dum modo geral só notamos as coisas pela diferença que elas marcam na paisagem quer o panorama tenha realidade fisica quer seja no dominio puramente intelectual, mental, virtual ou sonoro.
A musica só é musica pela variação das notas que são tocadas, pelo ritmo da variação e pela relação harmonica e melodiosa entre elas.

A historia é composta de momentos notaveis que foram registados no momento ou passados muitos anos de modo a notabilizar aquilo que nos convem que seja notado.
As coisas notaveis pelo seu caracter excecional tem que ser registadas em termos hiperbolicos para realçar e tornar inequivocas as suas qualidades notabilisticas. Não é relatada a realidade mas sim uma caricatura mais ou menos empolada. Quando nos debruçamos sobre a história ou sobre as estorias aquilo que salta á vista, aquilo que notamos é o sal, o picante que dá gosto á narrativa,  ou seja, tudo aquilo que empola os acontecimentos e portanto, aspectos irreais da história. A maior parte do que pensamos conhecer da história ou dos acontecimentos actuais não passam de aspectos anedóticos que mascaram a realidade.

Nas minhas notas tambem acontece o mesmo obviamente porque todos nós fomos formatados da mesma maneira, pelos mesmos moldes. O que me diferencia dos outros, e nesse aspecto me torna notavel, é o facto de ter consciencia destes mecanismos e de os ter em conta quando escrevo e quando leio. Isto não torna as minhas notas nem mais notaveis nem menos notaveis, só um pouco mais assim assim.

continua

Bife sentado

Conversa de passagem

...em frente ao bimba há lá um restaurante e estavam lá tipo uns  bifes sentados...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ninguem escreve por mim


Ninguem escreve por mim!

É verdade, ninguem escreve por mim, porque o faria?

Mas há muitos milhões de pessoas a escrever aqui e no resto do mundo, só blogues há qualquer coisa como  165 milhões no mundo inteiro, no entanto nenhum escreve por mim , todos escrevem para mim.
Cada um escreve o que lhe vai e o que lhe vem, retrata o  mundo, o  universo, que quer ser,  o que quer parecer. Tudo isso é despejado sobre mim, sobre todo o MIM do mundo.
O mim do mundo é esmagado pela pressão, o meu nem por isso.

Se eu quiser descrever a alguem dum futuro ou dum passado mais ou menos longincuo o mundo em que vivo, a vida que levo agora, o meu dia a dia não sei como começar, muito menos como acabar e mesmo o recheio é problemático.

Aquilo que escrevo hoje vive de palavras de hoje, e digo vive porque de facto os vocabulos que usamos estão vivos e crescem e evoluem e morrem eventualmente como seres vivos.
Uma pessoa vive num espaço de palavras e por elas é definida, nem sei bem se existimos para alem delas.

continua....

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Levar com uma viola nas costas



Conversa de passagem cujo merito devo remeter para o Gonçalo de Viana do castelo.

...mulher violada... viola nas costas...
o quê? como é isso?
"uma mulher violada é uma mulher que levou com uma viola nas costa"
isto foi um miudo que perguntou ao pai o que era "violada" e o pai respondeu  assim para não ter que dar mais explicações dificeis.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Espanhol ou francês

Conversa de passagem


...só pode ser duas coisas, ou é espanhol ou é francês... só os espanhois e os franceses é que metem o dedo no olho...